Sou plena gratidão
- Escola Solar Andina
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Sempre, nestes dias em que recebemos a bênção de Abuelos e Abuelas dos Andes, há o que agradecer, inclusive quando algo ruim ou desagradável nos acontece, quando nossos planos não dão certo ou quando o inesperado nos visita.
Sempre é possível, em qualquer situação, entrar em contato com a bênção de estar vivo, recebendo o Alento, nesse espaço de humildade e carinho que é o Coração. E, claro, não é fácil, se necessita humildade, rendição, assombro, é uma posição da consciência desperta e sábia. Não é óbvio nem mecânico. Mas quando aprendemos a destilar sabedoria apreciando o alento, o fato assombroso de estar vivos e sensíveis, o amor flui; este despertar sábio abrasa o coração e a gratidão perfuma a existência toda.
Ah… gratidão, recorda quando ela te visitou, quando saiu espontânea de teu ser. Essa conexão real de carinho por nossos seres queridos, por estar num dia frio em uma casinha quentinha, desperta espontânea a plena gratidão. Gratidão pela magia do alento que nos penetra e acaricia. Pelas vestimentas que nos protegem do frio, pela comida e os dentes, pelo escasso ou abundante cabelo que cobre nossa cabeça, ainda que esteja branco e frágil. Pela branda água que bebemos e abençoamos, pela Santa Terra e sua fertilidade que não para de DAR-NOS.
Por todos os homens e mulheres que, com seu trabalho, nos permitem comer, viver e nos curar. Pelos amigos e sua amabilidade ou sinceridade. Pelas enfermidades que nos permitem ser conscientes de todos os órgãos saudáveis e pelo tempo que nos têm servido sem queixas. Encontra nestes dias uma renovação da aliança com a Santa Vida, com a Gratidão por tudo o que há e chega, desde as células laboriosas e silenciosas, até as estrelas que nos envolvem em seu brilho misterioso.
A Gratidão chega naturalmente do coração aberto e que aprecia o que nos chega agora, seja agradável ou desagradável, tudo tem sentido e faz parte de uma harmonia ressonante. Sente a possibilidade de despertar com gratidão e passar todo um dia com momentos de gratidão sem palavras, sem repetição, com gestos naturais do coração que sorri para tudo e abraça tudo o que é. Apreciamos a santa Terra onde damos cada um de nossos passos com gratidão por ser sustentados pela Mãe, Pachamama.
Amamos os próprios passos, aqueles que na dança do labirinto nos conduzem para a liberdade de amar com o coração pleno de gratidão e desfrute. Encontra em cada momento uma oportunidade de soltar a gratidão. Aprecia algo neste momento presente, sempre há algo maravilhoso, ainda que simples, algo que encerra a estética cósmica. Aprecia com assombro sem motivo algum, sem importar se é pequeno ou comum, e se o viste milhares de vezes; hoje tu és novo e grato.
Dá-te conta, amigo, amiga querida, que não há nada irrelevante, nem ridículo, nem comum neste universo misterioso, e que tudo é uma criação que nos foi presenteada para os olhos do coração. Se soltas o perfume da gratidão, te chega a magia e, quando esta se irradia de tuas células, de todos teus átomos, o extraordinário se apresenta.
Gracias! Gracias! Gracias!
Prática dos 21 Dias