top of page
Buscar

O Gozo de Meditar

21 de Maio: Dia Mundial da Meditação


Quando inspiras, se estás sorrindo, descobres este milagre de que és inspirado. Quando expiras, se estás atento e sorrindo, és o corpo-mente sendo expirado. Quando praticamos assim, a mente se acalma, a agitação se vai e sentimos por instantes o que somos, um jardim de calma e plenitude, que se renova de instante a instante, e esse sorriso interior nos enche de gozo.


Meditar com um sorriso no coração evita o tédio, que é um grande obstáculo para despertar e, sobretudo, para viver em harmonia com a Pachamama. Quando há gozo, ao sentar-se ereto, sucede uma comunhão com o sorriso de Deus. O gozo, a alegria estão disponíveis, assim como o tédio. É essencial para desenvolver-te que escolhas, uma e outra vez, o gozo, e não o tédio. Se encontras um grupo gozoso, meditando juntos sentirás a necessidade de ficar e cultivar amigos. O gozo é uma qualidade que vem do SER.


Meditar é um compromisso, mas não podemos perder de brincar com gozo, como crianças no silêncio vazio e sorridente do coração da Vida.Se teu coração está gozoso ao meditar, transmites essa alta vibração a todos. Todos somos um só coração, e o que aportes a ele, influencia a todos. Esta forma de ver a meditação não é algo mental, intelectual, mas vivencial. Assim, aportamos em cada meditação à Comunidade de seres sensíveis e conectados à Vida, e nos liberamos do peso do “tenho que meditar”. Viver gozosamente nos faz florescer, então, observa o que trava teu viver gozoso, e verás que são os apegos que trazem preocupação, angústia e tensão. Então, desliga estas ataduras, ama tua família, mas não dependas nem de sua opinião, nem de sua atenção, ama teu par, mas não dependas dele para estar contente, ama teus filhos, mas sê feliz por ti mesmo, esta é a melhor educação.


Nossa maneira de ser depende de nosso estado de espírito. Não é por doenças nem por questões de dinheiro que tens ou não gozo, é um estado de espírito. Esta maneira de SER é o essencial para ti e para todos nós que somos parte deste Oceano de amor pelo planeta que pulsa vivo e ardente.Viver atentos ao nosso estado de espírito para soltar, deixar ir os apegos de sofrimento e ficar sim com a Realidade é a sabedoria. Se vês a ilusão em ti, solta-a nesse instante, o instante é autolimpante. É este meditar com gozo, com alegria que permite uma verdadeira abertura do coração, pois o gozo provoca a abertura, o gozo irradia, o gozo é transmitido de um a outro e se incrementa em sua intensidade. O gozo ajuda e cura os outros. Quando estamos alegres, nos abrimos aos outros, os reconhecemos, os sentimos, nos expandimos. Há essa necessidade da Alma de compartir, de semear na mente e no coração da Vida. Seja feliz ao meditar, e seja alegre! O gozo do encontro com o vazio que respira é profundo, é importante para liberar todo o medo.


Como posso estar gozoso, alegre com tanto sofrimento no mundo humano e em Pachamama?Somos totalmente conscientes e estamos comprometidos com este sofrimento. Este é o ponto de partida de nossa via pequena campesina. Mas isso não nos impede de sorrir, estar gozosos ao meditar, ao servir, ao ser um agente de transformação planetária.Sentimos o gozo de ver que todos os problemas e desafios planetários têm solução e podemos ser parte ativa dela, e este é o sentido de nossa vida, pôr fim a esses desequilíbrios, e pôr fim às causas que geram o sofrimento em todos os reinos. É vital que através do gozo, do sorriso do coração, do contentamento sejas um portador de confiança, tenhas uma confiança viva na Natureza Divina da Vida e com gozo sirvas sem tensão nem agonia.


Não te esqueças de estar alerta à alegria, ao gozo, e sorri porque estás no caminho do resgate planetário, e confia, o Bem prevalece.


Maestros Andinos


Nesse dia Mundial da Meditação, te enviamos regalo para uns minutos de silêncio e contato contigo!





Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page